Novidades

5 coisas que não sabias que o VLC Player pode fazer

Desde a sua primeira disponibilização em Fevereiro de 2001, a VLC desenvolveu-se como o principal reprodutor multimédia multi plataforma de código aberto.

Não só é livre, leve e rápido – mas também pode reproduzir praticamente qualquer tipo de ficheiro que abrir nele, mesmo se o próprio ficheiro estiver danificado, incompleto ou inacabado. Há uma razão pela qual é chamado de canivete suíço de media players.

1. Ouvir Internet Radio Stations

Além de podcasts, o VLC também permite ouvir estações de rádio na Internet. Era o que costumávamos usar antes de aparecer a Pandora e o Spotify.

Para aceder vá até Ver (View)>Lista Reprodução (Playlist) e desce até encontrares a Icecast Radio Directory.

Ao contrário dos podcasts, além de adicionar feeds manuais se souber a URL, também é possível procurar estações no aplicativo VLC. Basta escrever na caixa de pesquisa no canto superior direito.

No exemplo acima, podes ver que eu procurei pela BBC Radio 2. Clica duas vezes num resultado para começar a ouvir a estação de rádio.

2. Gravar o Desktop

Existem inúmeras razões pelas quais uma pessoa pode querer gravar o Desktop. Alguns dos mais comuns incluem a criação de um screencast para uma apresentação e live-streaming do desktop na tua rede.

Para iniciar a gravação, vai a Media> Open Capture Device e selecione Desktop no menu drop-down.

Podes escolher a taxa de frames por segundo. Se estiveres apenas a gravar o desktop, 15 fps deve ser adequado. Aumenta-o para 30 fps para movimentos rápidos.

Por fim, clica na seta suspensa ao lado de Reproduzir (Play)e seleciona Converter (Convert).

Escolhe o formato de ficheiro que precisas (para a maioria dos usos, o vídeo padrão – H.264 + MP3 (MP4) está bem) e onde desejas guardar o ficheiro. Quando estiver pronto, clica em Iniciar (Start).

VLC  faz a gravação em segundo plano. Quando terminares, voltas ao aplicativo e clicas em Parar (Stop).

3. Converter Ficheiros Video

Não é necessário nenhum software adicional para converter um vídeo para um formato diferente. O VLC é tão bom quanto qualquer outro programa disponível.

Para iniciar o processo, vais a Media> Convert / Save. Clica no botão Adicionar para selecionar o ficheiro e, em seguida, escolha Converter no canto inferior direito.

A seguir, escolhe o tipo de arquivo que desejas converter e dá ao ficheiro um nome e um local em Destino. Finalmente, clica em Iniciar (Start).

4. Reproduz e (em segurança) faz o Download de vídeos do YouTube

Se quiseres reproduzir um vídeo fora do Browser, podes usar o VLC. Ainda melhor, podes ir um passo além e fazer o download do vídeo para o computador.

Para assistir a um vídeo do YouTube, vai até Ficheiro (File)> Abrir fluxo de rede (Open Network Stream) e cole o URL do YouTube do vídeo em questão. Após alguns segundos de carregamento, ele começará a reproduzir.

Se quiseres fazer o download de um vídeo para o computador, é necessário fazer alguns passos extra. Vai até Ferramentas (Tools)> Informação Codec (Codec Information) e copia o texto da caixa Localização (Location) na parte inferior da janela.

Cola o texto no Browser e o vídeo começará a ser reproduzido. Clica com o botão direito do rato e seleciona Salvar vídeo como para salvá-lo localmente.

O método pode ser mais complicado do que usar alguns dos downloaders encontrados na web, mas também é muito mais confiável e muito mais seguro.

5. Subscrição de Podcasts

O VLC é um gerenciador de podcast completo e altamente poderoso.

Para aceder ao menu de podcast, vai a Exibir (View)> Lista de Reprodução (Playlist) e vai para baixo até chegar aos Podcasts (está listado na subseção da Internet).

Para adicionar um podcast, precisas de saber o teu feed RSS. Se não tens certeza do URL do podcast, existem muitos sites que podem extraí-lo. Clica no ícone + para adicionar o podcast à lista de assinaturas.

A aplicação encontrará todos os episódios anteriores. Clica duas vezes num deles para começar a ouvir.

 

Diverte-te a explorar todas as opções do VLC 🙂

1 Comment on 5 coisas que não sabias que o VLC Player pode fazer

  1. falta aí o streaming!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.